GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

O termo “biotecnologia” pode ser definido pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com a finalidade de resolver problemas e criar produtos de utilidade. Com base no assunto, assinale o que estiver correto:


A agroenergias são resultado do investimento científico em biotecnologias. O etanol, o biodiesel e a biomassa são utilizados na geração de energia, a partir de fontes de origem orgânica.  


A produção de matéria-prima de origem vegetal para geração de energias não gera nenhum impacto ao meio ambiente, diferente do que acontece com a criação de gado bovino, por exemplo. 


A produção sucroalcooleira foi adotada para resolver os problemas relacionados à carência energética no Brasil. No entanto, os custos ambientais gerados pela monocultura fizeram com que se abandonasse esse projeto. 


Os Estados Unidos são pioneiros nos estudos das biotecnologias. Foram eles que descobriram a cana-de-açúcar como fonte energética, um grande avanço para as questões ambientais daquele país.


A biotecnologia foi muito difundida durante os anos de modernização agrícola. Porém, seus efeitos negativos sobre a biodiversidade mudaram os rumos da ciência no que se refere ao seu uso. 

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

As agriculturas familiares compõem-se de pequenos e médios produtores rurais, que constituem a parcela dominante no conjunto de produtores brasileiros. De acordo com os estudos sobre agricultura familiar e suas relações com o desenvolvimento tecnológico e econômico, leia as assertivas a seguir, veja quais estão corretas e, a seguir, assinale o número que resulta da soma dos números referentes às alternativas corretas:

01) A importância da agricultura familiar se dá, principalmente, na contribuição dada à oferta de alimentos para o consumo nacional, além do emprego bem mais numeroso de mão de obra, se comparado às grandes propriedades rurais.

02) Com o esforço do Governo Federal programas como o PRONAF resolveram o problema dos agricultores familiares no que se refere ao crédito agrícola, igualando o montante destinado aos produtores rurais mais capitalizados.

04) A agricultura familiar, composta por pequenos e médios produtores, responde por 30% da produção nacional, contribuindo com 60% da produção de alimentos, embora ocupe apenas 20% das terras agricultáveis do país.

08) Os produtores familiares estão ligados a vários empregos de comércio e serviços prestados nas pequenas cidades. No entanto, num mundo urbanizado e globalizado, a prioridade de investimentos não é este segmento da agricultura.

16) Os desafios da agricultura familiar estão na maior dificuldade de acesso às tecnologias, à assistência técnica e ao crédito, apesar de programas específicos à esse segmento de trabalhadores rurais, como é o caso do PRONAF.

A soma resultante é igual a: 


29


14


24


15


21

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no Brasil os agricultores familiares ocupam 20% das terras do país e, em contrapartida, produzem 60% dos produtos alimentícios. Com base em nossos estudos sobre agricultura familiar analise as assertivas a seguir e veja o que está correto:

I)            Para ser considerado pelo poder público como agricultor familiar o camponês deve dispor de uma pequena propriedade, ou seja, que compreenda entre 1 (um) e 4 (quatro) módulos fiscais.

II)          O segmento da agricultura familiar tem grande importância na economia de muitas cidades consideradas pequenas, de até 50.000 habitantes. Nesses casos geram empregos indiretos também no comércio.

III)        Há uma ideia equivocada de que os agricultores familiares brasileiros são descapitalizados. Trata-se de microempresários da agricultura, com alta produtividade.

IV)         Os agricultores familiares brasileiros vivem em situação de subsistência. Não há linhas de crédito, seguro ou especialização que os tenha como prioridade. Assim, concorre desigualmente com o agronegócio.

V)           A terra é geradora de vida e sustento para as pessoas. Porém, o acesso a ela e às condições produtivas não pode ser considerado, exatamente, democrático, já que o fator “capital” influencia da distribuição de recursos.

Estão corretas as afirmações contidas em:


III, IV e V


I, II e V


II, III e V


I, II e III


II, III e IV

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.

A modernização do campo trouxe diversas consequências para o meio rural e para o espaço urbano. O intenso êxodo rural, vivido pelo Brasil a partir da década de 1940, coincide com o período de modernização do campo. Pode-se afirmar que a relação existente entre modernização e êxodo rural é de que:


A manutenção da concentração fundiária foi a principal consequência da modernização, porém, não há relação direta desse processo com a migração de trabalhadores rurais para núcleos urbanos.


As modificações ocorridas na cidade, com a industrialização, foram suficientes para que inúmeros trabalhadores do campo fossem atraídos para o trabalho nas indústrias, devido a melhores condições de salário e de moradia. 


A modernização agrícola resultou de grande progresso da ciência brasileira, que descobriu as sementes transgênicas. Assim, muitos trabalhadores do campo passaram a ser vendedores das novidades agrícolas nas cidades. 


A Revolução Verde promoveu grande êxodo rural, já que a produtividade agrícola aumentou muito. Por excesso de reservas, os trabalhadores rurais buscaram uma vida mais fácil na cidade.                                 


As modificações tecnológicas introduzidas na agricultura interferiram nas relações sociais de produção, promovendo o desemprego estrutural e deixando o trabalhador rural sem opções de sobrevivência no campo.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.  

Os estudos sobre a estrutura fundiária do Brasil o modo como as propriedades rurais estão distribuídas, conforme seu tamanho, pelo território brasileiro. Sobre esse assunto, leia com atenção as assertivas a seguir e veja o que está correto:

  1. Há uma diferença entre áreas ocupadas pelas grandes e pequenas propriedades, já que os latifúndios recebem menos incentivos, concorrendo em situação de desvantagem com os minifúndios.
  2. As áreas de pequenas propriedades rurais são mais numerosas, no Brasil, que as áreas de grandes propriedades. Porém, se considerada a área total, as grandes propriedades apresentam grande vantagem.
  3. As pequenas propriedades rurais no Brasil, além de serem menos lucrativas que as grandes propriedades, em vários casos, são vendidas por não conseguirem fazer páreo nas competições.

Pode-se afirmar que:  


Estão corretas as assertivas 1 e 3.


Estão corretas as assertivas 2 e 3.


Está correta apenas a assertiva 2.


Estão corretas as assertivas 1 e 2.


Está correta apenas a assertiva 1.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Durante muito tempo o Brasil foi importante fonte de renda para Portugal. A partir de 1530, o rei de Portugal passou a doar lotes de terras a quem obedecesse aos pré-requisitos de classe determinados pela Coroa e tivesse condições de explorar a terra. Com base nos estudos sobre a distribuição de terras no Brasil Colônia e instituição das capitanias hereditárias, leia com atenção as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta quanto a seu fracasso:


Deu-se pelo grande número de donatários para poucas terras a serem distribuídas no território brasileiro.


Deu-se pela disputa entre os nobres (donatários) pela posse e controle da terra e seus recursos.


Deu-se pelo desinteresse da coroa portuguesa pelas terras ditas inférteis do Brasil.


Deu-se devido à falta de recursos, distância da metrópole Portugal e disputas pelas terras com índios que já viviam no território brasileiro.


Deu-se em função da febre do ouro na costa brasileira, onde as atividades agrícolas foram abandonadas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Getúlio Vargas se tornou presidente do Brasil com o fim da Revolução de 1930. Sua gestão foi marcada pela criação de instituições encarregadas pela pesquisa de dados que auxiliariam nas políticas daquele período. Com base em seus estudos sobre essa época, avalie as assertivas abaixo e assinale a alternativa que melhor representa e que mais se relaciona com essa afirmação dada:


No segundo governo de Vargas foram feitas algumas reformas na estratégia de intervenção do Estado no setor agropecuário, no sentido de sua intensificação. A criação da política de preços mínimos, de 1951 pode ser citada como exemplo.


Entre 1933 e 1955 o setor industrial brasileiro foi se consolidando, gradativamente, deslocando o foco da economia, do café para o segundo setor. O país começa, então, a deixar de ser basicamente agrícola. 


A Marcha para o Oeste foi uma ação planejada do governo Vargas para atrair habitantes para a Região Centro-Oeste do Brasil, ainda considerada pouco habitada e distante do processo de acumulação de capital. 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criado em 1938, foi um dos que auxiliaram na elaboração de políticas para combate aos “vazios demográficos” e a pouca integração da rede urbana no Brasil. 


Entre as décadas de 1930 e 1940 a centralização da política do Estado Nacional, juntamente com a política agrícola do período, mantinham os interesses do Estado e das oligarquias agrárias, regionais e setoriais.

Páginas: 123456